Transplante de Córnea
A córnea é um tecido que reveste a parte anterior do globo ocular. Funciona como uma lente transparente e regular que permite a passagem da imagem até a retina.
Quando esse tecido é acometido por uma patologia que o faz perder a transparência ou o deixa irregular, comprometendo a visão, pode ser necessário que se faça a substituição do mesmo por um novo tecido saudável. O que se caracteriza como um transplante de córnea.
Os pacientes que necessitam de transplante de córnea são inscritos no Sistema Nacional de Transplantes, pelo médico responsável, e ficam aguardando o chamado para a cirurgia. Essa, por sua vez, é um procedimento rápido, que em geral é realizado com anestesia local.
Para se fazer um transplante de córnea é necessário que ocorra a doação das córneas pelos familiares do doador. As córneas podem ser retiradas até 6 horas após a morte, com preservação da estética do doador, e são armazenadas por alguns dias no Banco de Olhos, onde é feita uma avaliação microscópica do tecido antes de sua utilização, até a cirurgia. Não é necessário teste de compatibilidade entre doador e receptor, como também não existe limite de idade para a doação.
Hoje em dia há uma conscientização maior da população sobre doações de órgãos, o que vem aumentando progressivamente o número de transplantes realizados e, consequentemente, diminuindo o tempo de espera para a cirurgia.
Andréa Maria Cavalcante Santos
CRM 3656