Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

Teatro Deodoro – Há 105 anos dando vida ao cenário cultural alagoano

Publicado em 13 de janeiro de 2016

Romance, ação, comédia, drama, suspense… De tudo um muito acontece quando se abre as cortinas vermelhas de um teatro e se inicia um novo espetáculo. Os atores abrem mão de si, e deixam de existir por um breve momento, para dar vida ao personagem. Tudo pode acontecer, pois não há como refazer uma fala errada ou esquecida, é preciso improvisar para não quebrar a magia e é esta magia que eterniza o teatro. Entre conosco nessa leitura e se surpreenda com as histórias vividas no Teatro Deodoro, ele tem muito a nos contar…

Sendo um dos prédios mais antigos e luxuosos do Estado de Alagoas, o Teatro Deodoro foi inaugurado em 15 de novembro de 1910. Erguido em frente à Praça Marechal Deodoro, no centro da cidade, o teatro foi construído sob o estilo neoclásico, característico do final do século XVIII pelo arquiteto Luiz Lucariny. Até hoje, o ambiente é marcado pelo seu irreverente palco italiano, camarotes que relembram a vida social da época e uma arquibancada criada para comportar cerca de 650 espectadores, entre frisas, camarotes e poltronas.

Sendo um dos maiores pontos de avanço da prática do teatro em Alagoas, o Deodoro foi o primeiro espaço público capacitado para oferecer oportunidades aos realizadores de espetáculo, ajudando a colocar Maceió na rota de circulação de importantes espetáculos nacionais. Nas artes cênicas, o teatro teve um papel significativo para inclusão de artistas locais. Mas lamentavelmente em 1988 os artistas alagoanos ficaram na escuridão, pelo fechamento do teatro para reformas. Após 10 anos, as luzes do teatro acenderam, devolvendo vida a cultura alagoana, oficialmente em 24 de julho de 1998.

Em novembro de 2015, o Teatro Deodoro comemorou seus 105 anos de história, proporcionando ao cenário alagoano mais representatividade e importância em âmbito local e nacional. Durante esses anos as portas do teatro estiveram abertas garantindo a população contato direto com as mais diversas manifestações artísticas, além de possibilitar o aparecimento de cantores, autores, diretores e atores locais. O Teatro Deodoro é dos monumentos culturais mais presentes da história de Alagoas.

Segundo a atual Presidente da Diteal, a empresária e atriz Dra. Sheila Maluf, a acessibilidade é uma dos principais focos da nova administração. “Um dos grandes objetivos desta gestão é levar a arte para todos, sempre visando a acessibilidade. Treinamos funcionários auto descritores, disponibilizamos materiais em braile, como é o caso da atual de exposição: Poesia em foco. O acervo oferece toda uma parte acessível”, afirmou a artista que é pioneira na cultura a mais de trinta anos.

A importância do Teatro Deodoro na vida dos artistas alagoanos

Atriz Ivana Lins:
 
“O encantamento pelo Teatro Deodoro é diário, cada vez que você entra lá, cada vez que você vê o lustre aceso, a cortina vermelha se abrindo, o palco com tantas passagens importantes, é uma emoção e um prazer vivenciar grandes emoções e me apresentar no melhor palco do teatro alagoano.”

Cantor Macléin:

“Entendo que o Teatro Deodoro, denso de sua longevidade, é um grande útero apolíneo onde se gesta as diversas expressões artísticas de Alagoas e se acolhe a arte que nos visita. Sem dúvida, o que mais me marcou ao pisar pela primeira vez o palco do Teatro Deodoro foi, sobretudo, o definitivo encontro com o que entendo ser a minha vocação.”. 

Ator Ronaldo de Andrade:
 
“Teatro Deodoro, território alagoano, espaço que desde a colocação de sua pedra fundamental e inauguração em 1910, passou por reformas e portas fechadas, mas conseguiu vencer. É um importante símbolo de nossa realidade cênica, política e sócio-econômica. Isso me proporciona o encantamento do real, do imaginário, mas indiscutivelmente do sonho de ser o que se é o sonho de liberdade, de paz, de justiça, de amor, que está implícito em todo e qualquer personagem que interpretei ou interpreto no Deodoro para o público formado em sua quase totalidade por alagoanos”.
 

Complexo Cultural Teatro Deodoro
 
Em 2014, Alagoas ganhou mais um grande apoio na cultura local com a construção do Complexo Cultural Teatro Deodoro, localizado ao lado do centenário teatro, é considerado um dos maiores e completos equipamentos culturais do país. Sua obra foi idealizada por Juarez Orestes Gomes de Barros, antigo presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).
 
A construção do complexo foi idealizada com o objetivo de incentivar e apoiar o estudo, a pesquisa e a formação continuada de jovens talentos, especificamente os de maior vulnerabilidade social. No espaço cultural são realizados cursos, oficinas e workshops de música erudita, balé e teatro, além da formação na área cenotécnica, com elementos como cenografia, iluminação, sonorização, figurinos e adereços. Com esse apoio novos talentos são descobertos e o mercado cultural alagoano vai se solidificando.