Solidariedade e união marcam mais uma edição do projeto “Ver a Vida”
E o ano de 2023 trouxe de volta o “Ver a Vida”, projeto social do Instituto da Visão que atende de forma gratuita pessoas acima dos 60 anos com exame oftalmológico completo. E foi através dessa ação que quase 90 idosos foram atendidos de forma gratuita, no dia 28/10 em verdadeiro mutirão de amor e solidariedade.
Médicos voluntários e um time de colaboradores trabalharam juntos para proporcionar um dia todo especial para receber os idosos das Igrejas de São Pedro, localizada na Ponta Verde e dos Capuchinhos, que fica no bairro do Farol.
Durante as consultas, foram diagnosticadas doenças como a Catarata, principal causa de cegueira reversível e também o Pterígio que nas fases avançadas pode prejudicar a visão e por isso deve ser removido.
O coordenador do projeto, Dr. Roberto Amorim, destaca que a com a importância da ação para a qualidade de vida aos pacientes. “Na terceira idade, doenças oculares são mais propícias, por isso o projeto leva qualidade à saúde dos idosos, onde eles participam da consulta e quando necessário são encaminhados para cirurgia e acompanhados em todo o processo com comprometimento, inovação e acolhimento”.
A maior gratidão não vem de quem é atendido, mas sim de quem se doa como voluntário. Fazer o bem ao próximo não tem endereço, nem idade, nem valor financeiro. A verdade é que não há receita pronta, muito menos técnicas, quando se quer fazer o bem, basta a vontade para fazer. Pensar no outro e doar-se sem troca é o maior bem que podemos fazer a nós mesmos.