marque sua consulta
(82) 2121-6868 (82) 2121-6821
Início » Sala de Imprensa

Notícias

05/01/2021

Janeiro Branco e saúde mental em tempo de pandemia

2020 não foi um ano fácil para ninguém. Pior ainda para quem perdeu um familiar para a Covid-19, perdeu o emprego, sofreu com a distância forçada de amigos e parentes.

Todos enfrentaram níveis diferentes de ansiedade, medo, frustração e dor. Mas 2021 começa com apoio. É a campanha Janeiro Branco  que tem o objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

As turbulências emocionais do cenário pandêmico devem gerar impactos na saúde mental da população, que já é preocupante. Ainda de acordo com a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

Depressão é uma doença séria e deve ser diagnosticada o quanto antes. Saber identificar um quadro depressivo, por exemplo, é uma maneira de evitar o sofrimento contínuo e um agravamento ainda maior da situação, que pode levar à morte.

É essencial buscar ajuda profissional quando apresentar sintomas físicos que impactem o cotidiano, como sensações de angústia, sentimentos de não pertencimento, dificuldades para se relacionar e desinteresse pelas atividades cotidianas.

O ano de 2021 abre caminho para as mudanças. Um ano novo, com novas perspectivas e que já começa com a boa notícia das vacinas contra a Covid-19.