Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

Realizada no Instituto da Visão cirurgia de catarata congênita em bebê de dois meses

Publicado em 9 de fevereiro de 2021

As doenças oculares em crianças tem diversas causas, porém na maioria dos casos elas podem ser evitadas ou tratadas com sucesso, desde que seja identificada no início. É o caso da catarata, ao contrário do que se pensa, não afeta apenas idosos, pode desenvolver durante a gestação e a criança pode nascer com o cristalino – lente natural do olho – opacificada. Isso é chamada de Catarata Congênita.

Acompanhado pelas médicas oftalmologistas, Dras. Janaína Souza e Sarelena Vanderlei, a criança com um pouco mais de um mês de vida foi diagnosticada com catarata congênita unilateral, além de má formação congênita com persistência de vítreo primário hiperplásico, mais conhecida como persistência da vasculatura fetal. Patologia da criança poderia induzir a catarata, descolamento de retina, glaucoma e hemorragia no vítreo.

A cirurgia foi realizada na criança com dois meses de vida,  no centro cirúrgico, do Instituto da Visão,  para correção dos problemas oftalmológicos. Foi um sucesso. Por isso, alertamos que a melhor forma de prevenir ou diagnosticar a catarata congênita é fazendo pré-natal e o acompanhamento com o oftalmologista nos primeiros momentos de vida, no exame Teste do Olhinho.

Os pais devem ficar atentos aos menores sinais de que algo não vai bem com os olhos dos filhos, desde manchas, variações de cor da pupila, dificuldade de fixar luzes ou objetos, estrabismo ou movimentos oculares anormais.

O Instituto da Visão possui uma equipe com oftalmologistas experientes e capacitados para o o tratamento. Contamos com tecnologia de ponta para realizar o tratamento com um oftalmopediatra.