Programa de Qualidade 5s
Os colaboradores do Instituto da Visão reuniram-se na última sexta-feira, 16 de outubro, para o lançamento do Programa de Qualidade 5s. A idéia surgiu de uma parceria entre a gerente de enfermagem, Sandra Leahy, e o gerente executivo, Tibério Rocha Júnior, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentar a produtividade e diminuir o desperdício.
Os 5s foram concebidos na década de 50, no Japão do pós-guerra. A necessidade de organização era urgente, fator percebido por Kaorul Ishikwa que desenvolveu o programa. A “Cultura do 5s” permite fácil aplicação em diversos ambientes e faz com que pequenas mudanças do dia a dia proporcionem excelentes resultados.
O \”Programa 5S\” ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo, usando a palavra senso antes:
Seiri- Senso de Organização: Separar o necessário do desnecessário.Seiton- Senso de Ordenação: Colocar cada coisa em seu devido lugar.Seisso- Senso de Limpeza: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.Seiketsu- Senso de Saúde: Tornar saudável o ambiente de trabalho.Shitsuke- Senso de Autodisciplina: otimizar e padronizar a aplicação dos \”S\” anteriores.
No Instituto da Visão o slogan da campanha será “De olho na qualidade”, cada colaborador poderá fazer a sua parte para o sucesso do programa, são ações simples que podem ser adotas por cada um e ao final faz toda a diferença na qualidade do trabalho.