Perigos da coceira nos olhos
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica – SBOP, com o apoio da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, lançaram uma nova campanha: coçar os olhos faz mal para a saúde ocular. O objetivo dessa campanha é alertar crianças, pais, famílias e cuidadores sobre os perigos da coceira nos olhos e os possíveis efeitos maléficos para a córnea e para a visão das crianças.
Quando se coça os olhos em excesso, a córnea pode se deformar, originando uma doença chamada ceratocone.
O que é ceratocone?
É uma deformidade que ocorre na córnea. A córnea é a parte mais anterior do olho e é totalmente transparente, um pouco elástica, com superfície lisa e esférica. Podemos dizer que seria semelhante ao vidro de um relógio. No caso do ceratocone, no início ocorre uma deformidade da córnea em forma de cone, que depois pode evoluir para uma opacidade.
Como ele afeta a visão?
A córnea funciona como uma lente que torna as imagens nítidas para serem focalizadas na retina. Se a córnea estiver deformada ou opaca, vai acontecer uma diminuição ou perda de visão.
É uma doença hereditária?
O ceratocone pode ocorrer em vários membros de uma mesma família, ou simplesmente aparecer em alguém isoladamente, sem história familiar.
Qual idade é mais frequente?
O ceratocone geralmente tem início na adolescência, mas pode também ocorrer em crianças menores, principalmente nas crianças que coçam muito os olhos!
Se meu filho coça muito os olhos o que devo fazer?
Está comprovado que a coceira é um fator que pode desencadear o ceratocone ou agravar muito o quadro, comprometendo a saúde ocular da criança. Deve-se buscar a ajuda de um oftalmologista para identificar as causas da alergia e da coceira e as soluções para amenizá-la ou preveni-la. Os pais devem orientar as crianças a não coçar, não colocar a mão, não esfregar e nem apertar os olhos. Pela elasticidade da córnea, pode ocorrer um abaulamento e a deformidade em forma de cone, que prejudica muito a visão. Compressas com água filtrada gelada e colírios lubrificantes, que também podem ser usados gelados, podem minimizar a coceira enquanto se busca auxílio do médico oftalmologista.
Existe tratamento?
A coceira pode ser tratada com colírios ou xaropes antialérgicos. Outra medida é tentar identificar e afastar o que causa alergia na criança. O ceratocone pode ser tratado com óculos ou com o uso de lentes de contato. Em casos mais graves, pode evoluir e apresentar um formato de cone que pode ser visto mesmo sem equipamentos de oftalmologia. Existem algumas opções para abordagem de tratamentos cirúrgicos como: Crosslinking, anel intracorneano e transplante parcial ou total da córnea.
É uma doença que evolui rapidamente?
O tempo de evolução varia de pessoa para pessoa, podendo estabilizar ou progredir a tal ponto que as estruturas internas da córnea começam a se romper, tornando a córnea opaca e esbranquiçada, causando dor ocular e baixa severa da visão. Porém, se a criança continuar coçando os olhos frequentemente e de forma crônica, daí o ceratocone vai evoluir muito rapidamente.
Vamos orientar as crianças para não coçar os olhos!
Para manter a boa saúde visual dos seus filhos, não deixe de levá-los regularmente ao oftalmologista!