Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

Página Aberta realizará Fórum Literário Internacional

Publicado em 21 de fevereiro de 2011

A revista literária Página Aberta realizará o Fórum Literário Internacional nos dias 29 e 30 de setembro, das 14h às 19h, no auditório da Associação Comercial de Maceió, Palácio do Comércio, Jaraguá, Maceió, Alagoas, Brasil.

 

Serão palestrantes do fórum os escritores brasileiros Olga Savary, Pedro Maciel, José Castello e Antonio Carlos Secchin, e os estrangeiros Liliana Heer (Argentina) e Andrea Ragusa (Itália).

 

As palestras do fórum estão assim definidas: Olga Savary: “O Hai-kai e sua influência na poesia brasileira”; Pedro Maciel: “A vida vale pelos sonhos”; Liliana Heer: “A carne encarnada”; José Castello: “Literatura e enigma – uma reflexão a partir da obra de Clarice Lispector”; Andrea Ragusa: “O Modernismo brasileiro e a sombra de Leopardi”; Antonio Carlos Secchin: “Presença e ausência na literatura brasileira de João Cabral”.

 

O organizador e curador do Fórum Literário Internacional, poeta, ensaísta e crítico literário Rosalvo Acioli Júnior, fundador e editor de Página Aberta, esclarece que o evento terá a finalidade de reunir escritores e especialistas renomados para proferir palestras e debater sobre temas relevantes da literatura brasileira e estrangeira. “Com a publicação da revista Página Aberta e com a realização do fórum, estamos contribuindo para fomentar a atividade literária e para promover o intercâmbio entre os escritores brasileiros e estrangeiros, sobretudo na América Latina, em benefício coletivo.”, afirma Acioli Júnior.

 

O Fórum Literário Internacional tem o apoio da Limpel, da Britex, do Sebrae-AL, do Banco do Nordeste, da Braskem e da Associação Comercial de Maceió. 

 

Palestrantes do fórum 

 

Olga Savary, poeta, escritora, jornalista, contista, romancista, ensaísta, crítica literária e tradutora paraense, é autora dos livros de poesia Espelho Provisório, Prêmio Jabuti (1971), Sumidouro, Hai-kais, Berço Esplêndido e Magma (primeiro livro com temática erótica escrito por uma mulher no Brasil), entre outros. Traduziu mais de 50 obras de mestres hispano-americanos, entre os quais Pablo Neruda, Julio Cortázar, Octavio Paz e Mário Vargas Llosa, e os mestres japoneses do hai-kai.

 

Pedro Maciel, escritor e romancista mineiro, é autor dos romances A hora dos náufragos, Como deixei de ser Deus, Retornar com os pássaros e Previsões de um cego, livros que compõem e completam o conjunto da obra ficcional de uma tetralogia romanesca e que renovam a linguagem literária no panorama da ficção brasileira contemporânea.

 

Liliana Heer, poeta, romancista, ensaísta, crítica literária e psicanalista argentina, membro da Escuela de la Orientación Lacaniana e da Asociación Mundial de Psicoanálisis, é autora de relatos, de ensaios críticos e das novelas Bloyd, Prêmio Boris Vian (1984), Ángeles de Vidrio, Neón e El sol después, entre outras obras. Alguns de seus textos foram traduzidos para o inglês, o italiano, o francês e o sérvio.
José Castello, escritor, ensaísta, crítico literário e jornalista, é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista do suplemento \”Prosa & Verso\”, de O Globo, e colaborador do Valor Econômico e do mensário Rascunho. Mantém o blog \”A literatura na poltrona\” no Globo On Line. Publicou, entre outras obras, o romance Ribamar, o livro de ensaios A literatura na poltrona e O poeta da paixão, biografia de Vinicius de Moraes, Prêmio Jabuti (1995).

 

Andrea Ragusa, ensaísta, professor de língua italiana, pesquisador, crítico literário e tradutor italiano, é mestre e doutorando em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH) no contexto da literatura do século XIX, autor de vários ensaios de literatura comparada sobre os escritores universais e de estudos literários acerca dos escritores italianos e portugueses, destacando-se o ensaio Entre as dobras da solidão – Diálogos órficos entre Cesare Pavese e António Ramos Rosa.

 

Antonio Carlos Secchin, poeta, ensaísta e crítico literário, é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Doutor em Letras e professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicou livros nos gêneros Poesia e Ensaio e organizou as antologias de João Cabral de Melo Neto e Cecília Meireles (edição do centenário), entre outros trabalhos e estudos que destacam a importância da literatura brasileira.

 

Roberto Ramalho – Jornalista

Assessoria de comunicação – Fórum Literário Internacional.