Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

Entrevista: Síndrome do Olho Seco

Publicado em 18 de fevereiro de 2011

Entrevistados:Dr. Luiz Renan, Dra. Maria Helena, Dr. Robson

 

Com o podemos definir a Síndrome do Olho Seco?

 

Helena: A síndrome do olho seco ou ceratoconjuntivite sicca (KCS) é uma doença caracterizada pela diminuição da produção da lágrima, pela deficiência em alguns de seus componentes ou ainda por anormalidades da superfície ocular que possam causar instabilidade do filme lacrimal. Existem duas principais categorias: a) hipossecretora e b) evaporativa. Aparece de forma insidiosa, podendo estar associada a doenças como a artrite reumatóide e a outras doença auto-imunes, levando a sintomas discretos até quadros muito graves que podem comprometer a saúde ocular. As mulheres apresentam olho seco com mais frequência do que os homens, e a prevalência aumenta com a idade.

 

Qual a função das lágrimas?

 

Helena: As lágrimas formam uma camada muito fina (filme lacrimal) que reveste toda superfície ocular. Essa camada é composta por três componentes que apresentam funções distintas.

 

A) Camada Externa Lipídica – tem como principal função reduzir a evaporação da lágrima e lubrificar as pálpebras.Sua disfunção resultará em um olho seco Evaporativo.

 

B) Camada Média Aquosa – função de suprir o epitélio corneano de oxigênio atmosférico, função antibacteriana, devido a presença de proteínas lacrimais como IgA, lisozima e lactoferrina, função de abolir irregularidades da superfície anterior da córnea e de permitir a passagem de leucócitos após ferimentos.Sua disfunção resultará em um olho seco hipossecretor.

 

C) Camada Interna Mucínica – função de umedecer a córnea e de lubrificação. Sua disfunção acarretará em características de ambos os estados, evaporativo e hipossecretor.

 

 

 

Assim sendo, o filme lacrimal tem função refrativa, antibacteriana, nutritiva, defensiva, lubrificante e mecânica (dificulta a aderência de corpos estranhos e microrganismos à superfície ocular anterior). Qualquer defeito em uma das camadas pode causar a instabilidade do filme lacrimale, por sua vez, danificar as células epiteliais da superfície ocular.

 

O que pode causar Olho seco?

 

Robson: Diversos fatores, isolados ou associados, podem causar olho seco, entre eles estão doenças sistêmicas como Síndrome de Sjogren, alergias, artrites e Lúpus; fatores ambientais: poluição do ar, clima seco, vento e ar condicionado; outro fator é o uso de medicamentos entre eles descongestionantes, tranquilizantes, antidepressivos e anestésicos.Esses fatores podem interferir tanto diminuindo a quantidade de produção da lágrima quanto na sua qualidade, alterando um dos seus componentes e, consequentemente, facilitando sua evaporação.

 

Quais os principais sinais e sintomas?

 

Robson: os principais sinais e sintomas oculares relacionados ao olho seco são hiperemia ocular (vermelhidão), sensação de areia, ardência, queimação, fotofobia (sensibilidade a luz), embasamento visual que melhora com o piscar, secreção mucoide esbranquiçada constante nos olhos.

 

Há cura para a síndrome?

 

Renan – Dependendo da causa, pode haver a cura. Além das causas já citadas pelo Dr. Robson anteriormente, existem problemas no próprio olho como uso crônico de colírios, cirurgias oftalmológicas tipo refrativas, uso excessivo das telas dos computadores (devido a diminuição do piscar) e outras doenças sistêmicas como diabetes melitus, distúrbios da tireóide, entre outros.

 

Quais as formas de tratamento?

 

Renan – Como disse na resposta anterior, existem várias causas da doença. O tratamento está ligado diretamente a causa e a intensidade da patologia. No olho trata-se basicamente a sintomatologia, que vai desde o uso de colírios lubrificantes, de imunossupressores e até mais radicalmente a oclusão dos pontos lacrimais.

 

___________________________________________

 

 

 

Você sofre de olho seco?

 

Faça este simples e novo TESTE DE OLHO SECO para descobrir.

 

Você já teve alguns dos sintomas oculares abaixo?

 

 

 

. Sensação de queimação

 

. Sensação de ardência

 

. Coceira ou sensação de corpo estranho e areia nos olhos

 

. Riscamento

 

. Fotofobia

 

. Sensação de mucos nos olhos (purulência)

 

Se você respondeu SIM para um ou mais dos sintomas acima, você pode ter olho seco. É importante conversar com seu oftalmologista sobre opções para tratamento do olho seco.

 

 

 

 

 

Fonte do teste: www.drqueirozneto.com.br