Dia Nacional do Combate a Infecção Hospitalar
Ontem foi o dia nacional do Combate à Infecção Hospitalar. Data importante para o Instituto da Visão, já que nosso índice de infecção é 0%. Foram mais de 13 mil procedimentos nos últimos três anos, todos livres de quaisquer problemas, inclusive endoftalmites, tema em destaque entre cirurgiões de catarata no mundo todo.
Nos Estados Unidos a incidência varia entre 0,04 a 0,06 %. Na França o índice é de 0,3 % e na Austrália 0,2 %. No Brasil as estatísticas apontam taxas entre 0,1 e 0,2 %. Porém, em oftalmologia, a ocorrência de infecção pós-operatória pode trazer danos à visão do paciente.
Tornam-se evidentes medidas preventivas no pré e transoperatório como também ações educativas aos clientes e equipe médica, Vigilância constante para a higienização das mãos, além do uso correto da desinfecção dos equipamentos usados na cirurgia. Nesse contexto destaca-se a importância da atuação da equipe de enfermagem, de higienização e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) como primordiais para o sucesso do procedimento e satisfação do cliente cirúrgico.
As ações da CCIH seguem as diretrizes da portaria 2616/98 do Ministério da Saúde que são normatizadas pela Portaria 759 de 20 de dezembro de 2002/DGP. Os protocolos são definidos pela CCIH do hospital e pela gerência de enfermagem que determina e orienta a sua execução.
Estamos em constante atualização e iniciando o processo para a Acreditação Hospitalar. Porém, nada seria possível sem o compromisso, a dedicação e o empenho de uma equipe multidisciplinar trabalhando para o sucesso do Instituto da Visão, a satisfação e o encantamento do nosso cliente.