Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma – 26 de maio

Publicado em 31 de maio de 2010

Entre as doenças oculares que mais preocupa a humanidade, provocando casos de cegueira, está o glaucoma, uma doença que mesmo não tendo cura, pode ser tratada e ter seus efeitos retardados e controlados. Em 26.05, data instituída pela lei n° 10.456/2002, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e é de suma importância que este tema de saúde pública seja debatido e enfocado.

 

Neste dia, os oftalmologistas Dr. Carlos Amorim e Dr. César Amorim sócios do Instituto da Visão, em parceria com o SUS, atenderam mais de 500 pessoas. Isso foi possível graças ao apoio dos meios de comunicação que fizeram ampla divulgação em TV, Rádio, Jornal e Internet através da Organização Arnon de Melo; Sistema Pajuçara de Comunicação; Rádios Difusora e CBN; O Jornal; na web Tudo na Hora, Primeira Edição, Alagoas em Tempo e Alagoas 24h.

 

As pessoas que não conseguiram ser atendidas neste dia puderam marcar uma hora no próprio Instituto da Visão. “O importante é que todos que apresentem risco de ter a doença como pessoas acima de 40 anos, que tenham histórico de Glaucoma na família ou da raça negra sejam atendidos”, afirmou Dr. Carlos Amorim.

 

No Brasil, estima-se que mais de 900 mil pessoas têm a doença e, no mundo, são cerca de 67 milhões de pacientes. Na maioria dos casos o glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

 

\”É importante lembrar que o Glaucoma na maioria das vezes não apresenta sintomas. Não espere sentir alguma dor ou alteração na visão para procurar um médico especialista”, destaca o oftalmologista e sócio do Instituto da Visão, Dr. César Amorim.