Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

Dia de Combate ao Glaucoma

Publicado em 26 de maio de 2013

Dia 26 de maio é o dia de combate ao glaucoma. Glaucoma é uma doença causada pela elevação da pressão ocular, provocando lesões no nervo óptico e, como consequência, comprometimento visual (perda de campo visual), podendo levar a cegueira.

 

Segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma. Quem tem histórico familiar as chances sobem para em torno de 6%. Outros fatores que todos devem ficar atentos são: o diabetes e o uso de alguns medicamentos tais como corticóide de forma indiscriminada.

 

No início, o glaucoma é uma doença assintomática, isto é, não apresenta sintomas. A principal característica da doença é a perda da visão periférica que só é perceptível quando a doença já esta em estágio avançado. Após esta etapa o campo visual vai se estreitando e, se não tratado, evolui para a cegueira.

 

Apesar dos sintomas não serem facilmente identificados pelo paciente, a verificação da pressão ocular e do fundo de olho são obrigatórios para detectar e diagnosticar o glaucoma. Quanto mais precocemente for feito o diagnóstico menor será o dano causado por essa doença e mais eficiente será o tratamento.

 

Além do diagnóstico precoce, a persistência no tratamento é fator decisivo para seu sucesso. O uso correto do colírio que controla a pressão ocular e visitas periódicas ao oftalmologista são indispensáveis. 

 

Os danos do glaucoma são irreversíveis, tornando a doença a principal causa de cegueira irreversível no mundo.