Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

Cirurgia Plástica Ocular – Dra. Emmanuella Araújo

Publicado em 12 de agosto de 2009

IV – A cirurgia plástica ocular é uma das subespecialidades que mais crescem atualmente dentro da Oftalmologia. Qual o principal objetivo da cirurgia plástica ocular?

 

Emmanuella – A cirurgia plástica ocular é uma área de atuação tanto da oftalmologia quanto da cirurgia plástica, e realmente cresce muito porque a cirurgia plástica tem duas vertentes: uma é a estética, que trata o envelhecimento facial da região da órbita dos olhos. A outra vertente é o tratamento da parte reparadora, que trata seqüela de traumas, seqüela de tumores cutâneos que crescem e acometem a pálpebra, têm que serem retirados através de intervenção cirúrgica para reconstrução dessa pálpebra, bem como a parte de defeitos congênitos, pacientes que nascem com alguns problemas congênitos da pálpebra, como, ptose, ptose da infância, ptose senil e entre outros.

IV – Qual tipo de cirurgia plástica ocular é mais realiza atualmente?

 

Emmanuella – O que é mais realizado hoje, devido à busca pela estética, é a cirurgia estética, a blefaroplastia, que é o tratamento do envelhecimento facial, das bolsas palpebrágicas, excesso de pele nas pálpebras com certeza são as mais realizadas, seguida por ptose palpebral, que pode ser decorrente da idade, pois o músculo vai ficando frouxo e olho vai ficando caidinho, ou pode ser congênita em crianças que nascem com esse problema de ptose.

IV – Qual a importância da avaliação pré-operatória para a cirurgia?

 

Emmanuella – Toda cirurgia tem que ser feita uma avaliação, um check-up clínico para saber se o paciente tem condições de ser submetido a uma cirurgia, pois toda cirurgia oferece risco. Avaliando o paciente antes, pode-se observar se esse risco é grande ou pequeno, pois se ele for grande não vale à pena, o benefício da cirurgia não compensa o risco. Mas se for um risco pequeno, um risco mínimo, que é a maioria dos pacientes, a gente pode operar. A avaliação é feita com exames de sangue, hemograma, coagulograma, exame do coração, eletro, e, no caso de cirurgias para corrigir o campo visual, no caso da ptose, blefaroplastia, em que o paciente já tem a perda do campo visual, a gente pode fazer uma campimetria para comprovar a diminuição do campo visual. 

IV – É verdade que a cirurgia plástica ocular não é realizada apenas por estética, mas para melhorar a vida do paciente?

 

Emmanuella – É verdade. Os aspectos seriam: melhorar o campo visual e a sensação de peso nos olhos, pois com o envelhecimento, a gordura em volta do olho tende a cair, e isso provoca peso, o olho fica inchado, o paciente fica com a sensação de cansaço. Além da melhora do campo visual. Esses são os dois maiores benefícios.