Cirurgia de catarata
Um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros da atualidade, que a cada ano suas técnicas são aperfeiçoadas para resultados mais eficazes, a Cirurgia de Catarata dura entre 06 e 14 minutos em média e, além de rápido, é o tratamento adequado para qualquer das suas formas. O cristalino é uma lente transparente existente nos olhos que, com o passar dos anos, devido às variações metabólicas induzidas principalmente pela radiação ultravioleta, vai perdendo a transparência e resulta na diminuição da acuidade visual.
Atualmente, existem duas técnicas de cirurgia de catarata: a facectomia extracapsular e a facoemulsificação. Tais cirurgias são realizadas sob anestesia local, não havendo a necessidade de internação hospitalar. O processo consiste em retirar a lente natural do olho, opacificada pela catarata, e substituir por uma lente intraocular, que devolverá a visão normal ao paciente. Tipos de cirurgias A técnica mais avançada e utilizada atualmente é a Facoemulsificação. Este procedimento requer uma pequena incisão lateral da córnea (2 mm ou menos). Conforme o tamanho e a localização da incisão, raramente são necessários pontos e o olho cicatriza rapidamente.
Segundo uma pesquisa da Harvard Medical School, mais de 97% dos pacientes não passam por complicações após a cirurgia. Já a técnica Extracapsular requer uma incisão maior e pontos, com isso o olho leva mais tempo para cicatrizar. Quase nunca realizado, esse procedimento geralmente é reservado para casos nos quais a lente se deslocou por ferimentos ou por doença associada.