Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

Ano Novo: De olho nas curiosidades

Publicado em 7 de dezembro de 2015

O fim de ano é marcado por duas das comemorações mais queridas no Brasil: o Natal e o Ano Novo. Sabemos que no Natal a comemoração se dá ao nascimento do Menino Jesus, caracterizado por símbolos natalinos como a árvore de natal, as luzes, o pinheiro, a apreensiva espera do Papai Noel. Mas e o Ano Novo? De onde surgiu essa data? Porque também é chamado de Réveillon?  Pouco se sabe sobre a comemoração, mas há muito o que ser falado. Por isso, pesquisamos algumas curiosidades que farão você celebrar a data com mais sentindo e intensidade.    

1 – O Ano Novo é o feriado mais antigo do mundo. Ele já era comemorado na Babilônia 4 mil anos atrás.

2 – Até 153 a.C., o Ano Novo era comemorado em 15 de março. Nesse ano, os romanos declararam dia 1º de janeiro como o Dia do Ano Novo. Julio César, quando adotou o calendário juliano em 46 a.C., manteve a data. Quando o calendário gregoriano foi implantado, em 1582, o dia 1º de janeiro continuou a ser reconhecido como o Dia do Ano Novo.

3 – Desde o início, a escolha da data do ano novo foi totalmente arbitrária: não há nenhum motivo agrícola ou astronômico. O calendário gregoriano é quase universal. Mesmo em alguns países não cristãos, ele foi adaptado às próprias tradições ou adotado apenas para uso civil, mantendo-se outro calendário para fins religiosos.

4 – Quando o calendário romano foi criado, o mês de janeiro foi nomeado em homenagem ao deus Janus (“porta”, em latim). Janus tem duas faces, uma virada para a frente e a outra virada para trás. Ele passa a mensagem de “abertura de novos tempos”.

5 – Pular sete ondinhas e fazer sete pedidos assim que soa a meia-noite do Ano Novo é um costume brasileiro tão arraigado quanto vestir branco. A origem desses rituais está nas religiões africanas trazidas pelos escravos. O branco representa luz, pureza e bondade.

6 – A noite que antecede o Ano Novo é chamada no Brasil de “Réveillon”, palavra de origem francesa que deriva do verbo réveiller, que, assim como seu sinônimo éveiller, significa “despertar”. Esse termo originalmente designava o jantar da noite de Natal; posteriormente, passou a referir-se à ceia da véspera do Ano Novo e, por fim, à própria virada do ano.

FONTES: http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/1087/1/ano-novo.html