Alimentação saudável para a visão
“O peixe morre pela boca” é um ditado popular que deveria ser levado a sério. Doenças como diabetes, infarto, hipertensão e alguns problemas de visão podem ser causadas por uma alimentação não saudável e uma vida sedentária.
Confira abaixo as combinações alimentos que podem ajudar a proteger seus olhos, segundo o National Eye Institute (NEI):
– Cereais integrais, amêndoas, amendoim e avelã que funcionam como um bloqueador dos efeitos da luz solar por conterem vitamina E um potente antioxidante que evita a formação precoce de catarata e a degeneração macular.
– Cenoura, abóbora, mamão e goiaba por serem ricos em vitamina A, nutriente essencial para a saúde ocular. O primeiro sinal de deficiência de vitamina A, segundo Queiroz Neto, é a cegueira noturna e o ressecamento dos olhos que causa turvamento da visão. A deficiência também pode causar danos na retina com comprometimento permanente da visão e conjuntivite recorrente devido à queda da imunidade. Para melhorar a absorção é recomendável incluir na alimentação fontes de zinco como: frutos do mar, carne, ovos, tofu e gérmen de trigo.
– Semente de linhaça, sardinha e salmão que combatem o olho seco por conterem ômega 3, além de estarem associados a um risco reduzido de surgimento e progressão da catarata.
– Folhas verde-escuro, milho, cenoura, nabo que contêm luteína e zeaxantina substâncias encontradas em grande concentração na parte central da retina, a mácula. Protegem os olhos absorvendo o excesso de luz e por serem antioxidantes, além de evitarem a aterosclerose, acúmulo de gordura nas paredes internas dos vasos oculares.
– Tomate, vinho tinto, frutas cítricas, mirtilo, amora por protegerem os olhos da catarata e degeneração macular pela ação antioxidante da vitamina C, além de serem ricos em flavonóides que garantem a boa circulação e saúde dos vasos oculares.
– Frutos do mar e castanha do Pará que contém selênio e podem reduzir o risco de degeneração macular quando combinados a alimentos ricos em vitamina E, A e C.
Lembrando que se apenas acrescentar os alimentos citados acima e não diminuir o sal, gorduras trans e saturadas, doces e carboidratos refinados em geral, a alimentação não fará o efeito esperado, pois tudo isso aumenta o risco de hipertensão arterial, colesterol alto e triglicérides que, por sua vez, causam resistência à insulina e doenças cardiovasculares – disfunções que interferem diretamente na saúde visual.
Fonte: http://www.bonde.com.br