Laserterapia Retiniana
É a modalidade mais usada no mundo. O tratamento de enfermidades da retina através do LASER revolucionou a oftalmologia há algumas décadas, com eficácia comprovada e milhares de estudos acadêmicos realizados comprovando sua eficiência e excelentes resultados.
Consiste na aplicação de feixes de laser na região afetada visando a “micro cauterização” necessária para restabelecer a estrutura danificada pela doença a qual o paciente foi.
Ação térmica – “queima” o tecido e provoca coagulação das proteínas.
O feixe de luz direcionado permite que o médico especialista em retina consiga aplicar o laser exatamente onde se faz necessário obtendo assim maior eficiência no resultado final.
Embora seja um procedimento oftalmológico sua aplicação é feita no consultório. A anestesia é local, através da instilação de colírio anestésico somente no olho, para aliviar o desconforto.
Esta técnica é amplamente utilizada para tratamento das doenças vasculares (retinopatia diabética, e oclusões venosas) e em casos de roturas retinianas, como profilático à progressão do descolamento de retina.