Whatsapp
Banner serviços

Boa Leitura

<   Voltar

10 Dicas de saúde ocular

Publicado em 10 de julho de 2013

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados, caso o indivíduo tivesse buscado tratamento a tempo. Pensando nisto, separamos algumas dicas para manter a saúde dos olhos em dia:

 

1-  Primeira e indispensável dica é: mantenha as visitas ao oftalmologista em dia. Só numa consulta é possível detectar alguns problemas, que se forem diagnosticados só mais tarde, pode tornar o tratamento mais complicado.

2-  Evite coçar os olhos: O ato é instintivo, mas deve ser combatido, pois podem facilitar o desenvolvimento de sérias doenças. A estrutura ocular é muito delicada e a pressão exercida quando coçamos é muito grande. Para aliviar o problema pode ser feita uma compressa gelada, lavar os olhos com soro fisiológico ou ainda usar um colírio anestésico.

3-  Essa vai para as mulheres: algumas situações exigem uma maquiagem mais caprichada, mas não pode vacilar com a saúde, evite dormir com maquiagem no rosto. Fique de olho na validade também. Por estar muito próxima dos olhos, problemas com a maquiagem podem causar desde leves irritações à inflamações e outras doenças.

4-  Cuidado com os níveis de açúcar: estima-se que entre 5% e 8% dos pacientes cegos no mundo são em decorrência de retinopatia diabética. É uma doença silenciosa, como não provoca dores, o paciente só percebe quando detecta a visão embaçada.

5-  Pare de fumar! Em artigo publicado no British Medical Journal, os cientistas afirmam que os cigarros aumentam as chances de desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). A DMRI é uma desordem da retina, que provoca a perda irreversível da visão após os 60 anos de idade. De acordo com o estudo, apesar de o consumo de cigarros no passado poder causar efeitos no futuro, parar de fumar ajuda a reduzir o risco de cegueira na velhice e pode estimular a resposta de longo prazo a tratamentos como a terapia a laser.

6-  Faça exercícios físicos. Eles são importantes no combate ao glaucoma. O sedentarismo somado a uma má alimentação causa o entupimento das artérias com gordura, então as vitaminas que previnem os danos celulares não conseguem chegar aos olhos em quantidades suficientes, prejudicando a visão.

7-  Lave os olhos: eles são expostos diariamente a diversos poluentes, bactérias, cosméticos, entre outras coisas, eles podem irritar, ficar inchados e desenvolver até conjuntivite. O processo de limpeza é simples, com um cotonete umedecido em óleo de limpeza facial ou shampoo fraco, como os utilizados em crianças, limpe em volta do olho removendo toda a sujeira que se aloja ali no decorrer do dia.

8-  Pisque os olhos: Acostume-se a piscar com mais frequência. Piscar evita crises de olho seco, lubrifica os olhos e previne também a irritação ocular. Quando estiver trabalhando ou estudando diante do computador, procure parar um pouco para piscar várias vezes seguidas, olhar para longe e para os lados, e só depois volte ao trabalho. Faça isso várias vezes ao dia.

9-  Cuidado com as lentes de contato: A utilização e o manuseio das lentes de contato ainda são marcados por práticas equivocadas. Compre lente de contato apenas com um profissional habilitado, nunca pela internet. Siga rigorosamente o processo de assepsia recomendado. Cuide rigorosamente da limpeza dos estojos.

10- Vá de peixe: O salmão, o bacalhau, a sardinha e o atum são estimulantes da circulação sanguínea. Ao ser ingerido levam muito oxigênio a todas as estruturas oculares, combatendo o envelhecimento precoce e o desgaste do globo ocular. Além disso, os peixes são ricos em ômega 3 e vitaminas A, B, D e E, essenciais para uma boa saúde.