marque sua consulta
(82) 2121-6868 (82) 2121-6821
Início » Serviços

Exames

Com infraestrutura de padrão internacional, composta por instalações modernas e equipamentos tecnológicos de vanguarda, o Instituto da visão coloca à disposição de seus pacientes as mais avançadas técnicas diagnósticas:

Avaliação de auxílios ópticos e orientações para pacientes com deficiência visual.
Ajuda o paciente aproveitar melhor a sua visão residual com adaptação de óculos especiais, lupas de aumento, dicas de posicionamento e aparelhos eletrônicos diferenciados, entre outros.

Orientações

Trazer as receitas de óculos antigos e os exames anteriores
Saber as medicações de uso habitual.
Vir acompanhado.

É uma ecografia de alta freqüência do segmento anterior do olho, que estuda a córnea, íris, corpo ciliar, cristalino, lente intra-ocular (quando presente), coróide e retina periférica. Muito útil no diagnóstico e acompanhamento do crescimento de tumores de íris e do corpo ciliar. Solicitada também em casos de glaucoma, para avaliação do ângulo iridocorneano, íris plateau, posição da íris e do corpo ciliar.

O exame baseia-se na emissão de ondas de ultram-som, as quais penetram nos tecidos oculares e geram ecos ao atingirem estruturas intra-oculares.

Não é necessário dilatação pupilar . É indicado na presença de opacidades das estruturas oculares que impedem a visualização direta do fundo do olho, entre elas: catarata madura, hemorragia vítrea, opacidades da córnea, dilatação inadequada da pupila, entre outras.

Tem indicação também para a avaliação e acompanhamento de lesões tumorais e estruturas orbitárias ( nervo óptico, musculatura ocular extrínseca e gordura orbitária).

O OCT é um exame de diagnóstico que se realiza em oftalmologia e que nos permite estudar a retina (segmento posterior) e o segmento anterior do olho nomeadamente a córnea, a câmara anterior, a iris e o cristalino, efetuando para o efeito diversos cortes seccionais da estrutura a estudar.

As imagens obtidas estão em alta resolução. O exame de OCT é, na atualidade, um instrumento imprescindível no diagnóstico de várias doenças dos olhos, na avaliação da sua evolução e eficácia dos tratamentos.

As lentes têm sido de grande importância e praticidade, pois além de corrigir vícios refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), elas melhoram e muito a qualidade de vida dos usuários. Mas isso, desde que bem indicadas, bem adaptadas, e com orientação e acompanhamento do profissional capacitado para fazê-lo: o médico oftalmologista.
As lentes de contato em vários casos melhoram a estética, permitem a prática de esportes e até possibilitam que o usuário exerça algumas atividades no trabalho que seriam mais difíceis com o uso de óculos.
A adaptação de lentes é um ato médico porque envolve um exame oftalmológico completo: a indicação, a prescrição e a adaptação e controle dessa lente no olho do usuário.

É um exame para auxiliar no diagnóstico de várias patologias retinianas, que não foram detectadas através do exame visual da retina. 

Estuda a dinâmica da circulação sanguínea nos vasos retinianos através do uso de um contraste de fluoresceina sódica, que é injetado numa veia antecubital ou no dorso da mão do paciente. O contraste circula por todo organismo e evidencia os vasos sanguíneos do fundo do olho. Com o auxílio de uma máquina fotográfica as alterações são documentadas e interpretadas. 

Indicações:

As principais indicações da angiografia são a retinopatia diabética, as doenças oclusivas da retina, como a obstrução da veia ou da artéria retiniana e a degeneração de mácula pela idade. O exame é utilizado para fazer diagnóstico e para auxiliar na abordagem terapêutica das doenças. Outras indicações:

  • Patologias vasculares da retina: Diabetes, Hipertensão Arterial Sistêmica, Vasculopatias, Oclusões Vasculares, Anemia Falciforme e outras;
  • Processos inflamatórios: Retinites, Coroidites, Neurites e Neuropatias, Pars Planites, Esclerite Posterior;
  • Processos degenerativos: Degenerações Maculares, Distrofias Retinianas, Retinose Pigmentar e outros;
  • Tumores: Tumores oculares, Nevus de Coróide, Melanomas, Hemangiomas, Harmatomas, Osteomas;
  • Outros: Traumas oculares, Altas miopias, Miopias degenerativas, Doenças metabólicas, endócrinas, hematológicas, reumatológicas, Hemorragias intraoculares.

Serve para calcular o grau da lente a ser implantada dentro dos olhos para a cirurgia de catarata. Mais recentemente, a biometria com IOL Master (aparelho que utiliza o método de interferometria a laser) nos fornece a melhor precisão nestes cálculos.

Recomendações para a realização do exame:

- Não necessita de dilatação pupilar (não pinga colírio)

- Não necessita dos óculos

- Se você utiliza lentes de contato, deverá ficar se utilizá-las por 2 semanas antes do exame

- Pingue o colírio prescrito pelo seu médico, mesmo no dia do exame

- Traga um acompanhante maior de idade para a revisão do exame

- Tempo aproximado de exame: cerca de 5 minutos

Exame indolor, que consiste na apresentação de estímulos luminosos em diferentes regiões do campo de visão, para que sejam percebidos pelo paciente.

Visa analisar se há alterações no campo visual, muitas vezes, não percebidas pelo paciente. Quando presentes, essas alterações podem ter aspectos característicos para cada tipo de patologia ocular.

É um método que depende fundamentalmente da informação do paciente. Importante no diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma e diversas outras patologias oculares e sistêmicas.

Descrição: Após a realização da cirurgia de catarata costuma ocorrer em grande percentual de pacientes, a opacificação da membrana na qual se apoia a lente intraocular. Esta perda de transparência irá acarretar uma redução da qualidade e quantidade de visão, e podem ocorrer meses ou até mesmo anos após a cirurgia.
Preparo: o tratamento é indolor, feito ambulatorialmente com o uso de colírio anestésico, após a dilatação da pupila, e irá proporcionar uma grande melhora visual após a sua realização.

É um exame que determina a curvatura corneana, além de analisar o relevo corneano, mapear a superfície da córnea e suas irregularidades desde o centro até a periferia. 

Útil para usuários de lentes e pré-operatório de cirurgias oculares, é importante para o diagnóstico de diversas patologias, entre elas, o ceratocone.

É indispensável na avaliação pré-operatória nas pessoas candidatas à cirurgia refrativa (LASIK ou PRK). Também é um exame indispensável para o cálculo da lente intraocular a ser implantada durante a cirurgia de catarata. O topógrafo tem grande importância em uma clínica oftalmológica, pois tem várias aplicações:

  • Na avaliação pré-cirúrgica em casos de cirurgia refrativa;
  • Acompanhamento no pós-operatório das cirurgias;
  • Auxiliar no diagnóstico de doenças degenerativas como o ceratocone;
  • Acompanhamento de transplante de córnea;
  • Auxiliar na adaptação de lente de contato.

Exame que consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia. Permite o traçado de um gráfico com os períodos da maior e da menor medida, orientando assim os horários da prescrição medicamentosa. Esse exame é necessário tanto para o diagnóstico, quanto para o monitoramento de pacientes com glaucoma, uma vez que a pressão intraocular sofre oscilações nas 24 horas do dia. Podem ser feitas medidas de 2 em 2 horas ou 3 a 4 vezes ao dia, entre as 8 e as 18 horas. Mais raramente interna-se o paciente para medidas à noite e pela manhã no leito.

Orientações:

  • Os usuários de lentes de contato deverão interromper seu uso 5 dias antes do exame.

Tem a finalidade de avaliar a mobilidade da musculatura ocular e se existem limitações na mesma, auxiliar no diagnóstico de casos de estrabismo, diplopia (visão dupla), cefaleia.

Indicações:

  • Estrabismo;
  • Insuficiência e excesso de convergência;
  • Forias;
  • Diplopias;
  • Alteração da acomodação;
  • Nistagmo.

 

É um exame realizado para análise do ângulo entre a córnea e a íris para regular a pressão intraocular, e da câmara anterior. É indicado para diagnosticar glaucoma, traumas oculares e tumores na íris.

Orientações

Não existem orientações específicas para o paciente antes da realização deste exame.

O Mapeamento de Retina tem a função de mapear toda a estrutura da retina, nervo óptico, mácula e vasos. Ele é indicado para avaliar e acompanhar doenças oculares.

Orientações

Obrigatória a presença de acompanhante, pois há a dilatação da pupila do paciente.

A Microscopia Especular de Córnea tem a função de avaliar as células da camada mais profunda da córnea, de forma quantitativa e qualitativa.

Indicação

O exame é indicado em pré-operatório de cirurgias intraoculares, como a cirurgia de catarata, de glaucoma, de transplante de córnea, assim como nas degenerações e distrofias da córnea.

Exame que mede com exatidão a espessura da córnea. 

Indicações

É um dos exames primordiais para avaliação de glaucoma. Serve também para o planejamento de cirurgias refrativas (Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo). Avaliação de alterações da espessura corneana causadas por distrofias (ex. polimorfa posterior, córnea guttata, distrofia de Fuchs), uso de lentes de contato, traumas por cirurgias intraoculares.

É um exame que verifica a necessidade ou não do uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) para uma melhor visão, através de um computador.

Indicações:

Miopia;

Hipermetropia;

Astigmatismo;

Ceratocone;

Refração de crianças e pacientes não colaboradores.

Descrição do exame
Estuda a retina e o nervo óptico, servindo principalmente para documentação fotográfica para comparações futuras.

Preparação:
- Necessita da dilatação da pupila
- Tempo para a realização do exame: 5 minutos
- Tempo do efeito da dilatação da pupila: 5 horas
- É recomendável trazer acompanhante
- Efeitos colaterais: nenhum

O Pentacam faz o mapeamento completo da córnea, como curvatura, espessura e elevações, medição da profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano. Além disso, fornece imagem tomográfica do segmento anterior. Ele é direcionado para pacientes candidatos à cirurgia refrativa, de catarata, avaliação do cristalino, glaucoma, córnea, ceratocone e qualquer alteração que acometa a parte anterior do olho.

Orientações

Usuários de lente de contato devem suspender o uso cinco dias antes do exame.

É um exame simples, rápido e indolor, que serve para detectar e prevenir doenças oculares como a retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo cegueira. Deve ser feito nos primeiros dias de vida da criança.

Descrição do exame
É um equipamento que reproduz imagens do segmento anterior do olho, possibilitando análise da superfície corneana e avaliação tomográfica do segmento anterior: da câmara anterior, do cristalino, do posicionamento de lentes intra-oculares, mapas topográficos das superfícies anterior e posterior da córnea, mapas de elevação das superfícies anterior e posterior, mapa paquimétrico.

Preparação:
- Usuários de lente de contato devem permanecer 5 dias sem utiliza-las. Não precisa de dilatação.
- Exame é de não-contato.

Descrição do exame
Estuda alterações na região central da retina (mácula), onde outros exames não conseguem demonstrar. Mede também a espessura da retina.

Preparação:
- Não necessita de preparo.
Tempo médio de exame: 15 minutos

Descrição do exame
Trata as pessoas que apresentam estrabismo ou tendência ao estrabismo.

Preparação:
- Não necessita de preparo.
- Tempo médio do tratamento: 30 minutos

Descrição:
A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico e terapêutico cujo princípio é a propagação do som através das estruturas do corpo, podendo identificar, hemorragias, inflamações, tumores, dentre muitas outras condições.
Frequentemente, a ultrassonografia ocular é realizada com as pálpebras fechadas, enquanto a sonda entra em contato apenas com a pele, utilizando gel de contato.

Preparação:
- Evitar a utilização de maquiagem ou creme facial nos olhos no dia do exame.
- Não há necessidade de dilatar a pupila.

Descrição do exame
Avalia as pessoas que tem baixa visão, na tentativa de adaptar algum tipo de recurso para melhorar a visão à distância e perto.

Preparação:
- Não necessita de preparo
- Tempo médio do exame 1h.