marque sua consulta
(82) 2121-6868 (82) 2121-6821
Início » Sala de Imprensa

Notícias

04/08/2020

Saúde Ocular Infantil: aumento do uso de aparelhos eletrônicos requer cuidado

As crianças continuam estudando em casa devido a necessidade para diminuir o avanço da COVID-19. Situação que pede atenção devido ao tempo que se passa em frente aos computadores, tablets e smartphones.

Antes os tablets, computadores e smartphones eram apenas uma fontes de diversão, hoje as crianças passaram a utilizar esses aparelhos para videoaulas e comunicação com parentes e amigos distantes, aumentando a quantidade de horas diante das telinhas.

Com a chegada do Novo Coronavírus foi preciso se adaptar ao “novo normal”. O isolamento social fez com que adultos e crianças criassem uma nova rotina por meio de home office. O problema é que esse a mesma tecnologia que ajuda a manter o trabalho e os estudos em dia, também pode provocar ou agravar distúrbios oculares.

Por isso, vai o alerta para ter atenção ao contato prolongado dos eletrônicos, o uso frequente pode causar irritação, fadiga visual e ressecamento dos olhos. O recomendado é que se faça pausas constantes e que a luz seja regulada de acordo com a luminosidade local.

Outro grande problema e bem mais comum é a miopia, que pode ser agravada ou até mesmo ser desencadeada pelo mau uso das telas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que 1 bilhão de pessoas no mundo são míopes. No Brasil, até o fim deste ano, o índice deve aumentar de 27 para 50, 7%. Com as pessoas mais em casa e pouca exposição solar, esta deficiência fica mais clara.

Crianças brincando dentro de casa favorece o aparecimento da miopia, pois os olhos não tomam sol, pois a radiação ultravioleta é positiva no fortalecimento dos olhos. Além disso, é preciso estar atentos caso seja observada qualquer alteração, como produção de secreção, lacrimejamento constante, vermelhidão, irritação, manchas nos olhos e reclamação de visão embaçada ou redução do campo de visão, por parte da criança, um oftalmologista deve ser procurado.