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14/07/2020

Como a alimentação influencia a saúde dos olhos

Já diziam os nossos avós que cenoura faz bem para os olhos. Isso é verdade! Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo e isso inclui os olhos. Ou seja, comer bem ajuda (e muito) a sua visão.

O que deve ser levado em consideração é que a cada dia novas pesquisas são realizadas e seus resultados devem ser encarados com a devida prudência, o importante é manter uma dieta balanceada.

No caso da saúde ocular, alimentos ricos em vitaminas A, E e C são recomendados, pois são antioxidantes e auxiliam no combate a radicais livres e no retardamento do envelhecimento. Essas vitaminas são encontradas em alimentos nas cores roxa, vermelha e alaranjada, como a abóbora, a jabuticaba e o mamão. Substâncias como luteína e zeaxantina, que também possuem poderosa função antioxidante, podem ser bastante positivas para a saúde ocular.

Estão presentes nos vegetais amarelos, alaranjados, vermelhos e verdes, como milho, ervilha, rúcula, nectarina, laranja, mamão, pêssego, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor etc... Outro destaque é o ômega 3, presente principalmente nos peixes, mas também em alimentos como nozes, sementes de linhaça e de chia, entre outros. Algumas pesquisas apontam que essa substância auxilia na lubrificação dos olhos e no combate à síndrome do olho seco, atuando na preservação do filme lacrimal (camada lacrimal muito fina que reveste a superfície ocular).

Assim, são muitos os que consideram que uma alimentação que combine essas substâncias é excelente na prevenção de doenças da retina e de inúmeros outros danos que podem ocorrer na visão, especialmente àqueles relacionados à idade. Refeições bem coloridas com alimentos naturais podem contribuir para a manutenção da saúde ocular.

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