marque sua consulta
(82) 2121-6868 (82) 2121-6821
Início » Sala de Imprensa

Notícias

25/02/2019

As prévias carnavalescas também exigem cuidados com a saúde dos olhos

Estamos na semana das prévias de carnavalescas, e a ansiedade e alegria para participar da maior festa popular do mundo, leva a maioria dos foliões a esquecer de cuidados preventivos com a saúde ocular, o que pode resultar em alergias, coceira, ardência, inflamação nas pálpebras, conjuntivite e até cegueira.

De acordo com a oftalmologista, Dra. Elvira Ribeiro, usar maquiagem com certificações de qualidade, com produtos hipoalergênicos e específicos para a área dos olhos é fundamental. Nessa época, a maquiagem é sempre mais carregada e acompanhada de itens que brilham, como glitter, que podem gerar irritações. “Além disso, com o suor da folia, as substâncias podem escorrer diretamente para a mucosa e causar inflamação”. 

É importante também ficar atendo (a) com as crianças menores de sete anos, a recomendação médica é de não usar maquiagem, e para as maiores, a dica é usar itens específicos para a faixa etária. É fundamental não compartilhar produtos pessoais, pois há boa chance de bactérias e vírus levarem à conjuntivite, desconforto que não combina com o carnaval, completa Dra. Elvira Ribeiro. 

Fique alerta também à validade dos produtos e se há no rótulo a informação de que foi dermatologicamente testado são formas de diminuir os riscos das doenças oculares, assim como remover a maquiagem antes de dormir, com produtos adequados para este fim. 

A prevenção é sempre a melhor escolha, mas no caso de surgir algum sintoma, a orientação é retirar os produtos imediatamente e procurar o oftalmologista. Esperar que o problema desapareça sem cuidados médicos pode piorar o quadro. O carnaval é para ser aproveitado muito, mas com responsabilidade.