01/11/2017

Noite de abertura da 10ª Mostra Cultural

Arte para todos os sentidos

Ver, sentir, ouvir, tocar, experimentar. Essa foi a proposta da 10ª Mostra Cultural – “Arte Para Todos os Sentidos” do Instituto da Visão, uma das mais importantes ações culturais gratuitas de Alagoas.

Inaugurado na noite de 30 de outubro, o salão de arte da 10ª Mostra Cultural do Instituto da Visão contou com a presença de artistas visuais, músicos e apreciadores da arte. Um vernissage especial que contemplou os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Este ano, a Dra. Elvira Ribeiro, em nome de todos os sócios do Instituto da Visão, recebeu uma merecida homenagem: o troféu Fernando Bismarck de Cultura, pelo incentivo dado à cultura alagoana através da realização deste evento.

Exposições de arte geralmente são muito visuais, no entanto, como seria a percepção dos visitantes em relação às obras caso pudessem sentir cheiros e ouvir sons? A partir desse tema, a mostra reuniu trabalhos de 32 artistas locais que estimulam os sentidos de diferentes formas, com curadoria da professora mestra Carol Gusmão, que selecionou e orientou cada participante.

Os artistas visuais expositores passeiam por diversas vertentes da arte, são eles: Alex Barbosa, Barbara Lessa, Beth Melro, Daniel Baboo, Dorgivan Ayres, Eva Le Campion, Felipe Barros, Francisco Oiticica, Gustavo Boroni, Heway Verçosa, João Facchinetti, Joe Santos, Karla Melanias, Levy Paz, Lívia Maya, Marta Araújo, Marta Arruda, Marta Emília, Matheus Arruda, Pedro Caetano, Rafael Almeida, Rafael dos Santos, Reinaldo Lessa, Ricardo Lêdo, Rogério Gomes, Suel Damasceno, Thales França (Sagaz), Thiago Sobral, Vera Gamma, Weber Bagetti e Yara Barbosa (Pão).

Durante toda a exposição foram realizadas apresentações musicais gratuitas dos mais variados estilos, em parceria com o curso de Música da UFAL, sob a coordenação do Professor Vanilson Coelho, que a cada ano se supera na escolha dos músicos, estilos e programação.