Início » Sala de Imprensa

Notícias

14/08/2017

Cuidados com a visão

Primeiros socorros em emergências oculares

Os olhos são parte fundamental na vida das pessoas e através deles é possível enxergar as maravilhas do mundo. Considerada a verdadeira “janela da alma”, a visão é o sentido mais importante para o ser humano. No entanto, é não receberem a devida atenção. Por isso, decidimos listar alguns dos acidentes e urgências oculares e a orientação recomendada para lidar com a situação.

Corpo estranho - Em nosso cotidiano, estamos suscetíveis à poeira, areia, cílios, limalhas ou qualquer outro material que entre em contato com os olhos. Nesses casos, deve-se evitar esfregar os olhos e pisca-los para estimular o lacrimejamento e tentar deslocar este corpo estranho. Se não sair o mais indicado nessa situação é procurar atendimento de urgência com um oftalmologista.

Maquiagem - O mau uso da maquiagem com a utilização de produtos como lápis, máscara para os cílios, delineador, iluminador, entre outros pode causar problemas oculares. É preciso atenção às reações adversas que eles podem provocar, bem como verificar a data de validade. Se acontecer irritações ou coceira, lave os olhos com água em abundância ou soro fisiológico e procure um oftalmologista.

Por lente de contato – Quem faz uso de lente de contato deve ter cuidado redobrado com sua higiene, pois, estes usuários são mais suscetíveis a infecções e irritações, se manuseadas de maneira irregular.

Quando ocorre irritação, os principais sintomas são: dor, vermelhidão, lacrimejamento ou sensibilidade à luz. Caso isso aconteça, suspenda o uso da lente e procure atendimento médico. 

Traumas por galhos de árvores e plantas – Nesses casos, procure socorro imediato e enquanto aguardar a ajuda mantenha a calma. Cubra o olho atingido com uma compressa limpa ou um lenço dobrado, mas sem apertar.

Se houver fragmentos, tente remover, mas, em caso de dificuldade ou realizar qualquer tipo de tratamento para não agravar a situação. O socorro deve ser realizado por equipe médica especializada.

Produtos químicos – Em caso de acidentes com produtos químicos - de limpeza, tintas, combustível, etc., o primeiro passo é tentar minimizar o tempo de exposição do olho ao produto, através de lavagem com água corrente ou soro fisiológico por pelo menos 15 minutos.

Caso a pessoa seja usuária de lentes de contato, elas devem ser removidas imediatamente para facilitar a lavagem e aumentar sua eficácia. Em seguida, procure um oftalmologista para avaliar as lesões e indicar o tratamento apropriado.