Início » O que você precisa

Teste sua Visão

Astigmatismo

Este é um teste que permite, grosseiramente, avaliar a presença dele. Basta ficar a uns 2 metros da tela, e sem nenhum correção óptica, fechando separadamente cada olho, observar com o outro se todas as linhas são iguais. Se algumas delas lhe parecerem mais nítidas (em negrito) do que outras, certamente haverá um astigmatismo. Quando ele é inexistente, todas as linhas são exatamente iguais. Importante: quando em graus muito pequenos, o teste pode não permitir sua detecção. Eventualmente, um dos olhos pode ter astigmatismo, e o outro não. Na dúvida, consulte seu oftalmologista.

ATENÇÃO! Este teste NÃO elimina totalmente a possibilidade de um indivíduo ter um dos problemas, principalmente quando os graus são muito pequenos.

Miopia ou Hipermetropia

Este teste permite detectar a presença de uma ou outra alteração, bastando ficar a uma distância de 2 metros de seu monitor. Se notar que as letras sobre o fundo vermelho são mais pretas que aquelas sobre o fundo verde, isto é indicativo que voce tem miopia. Se for ao contrário, as letras parecerem mais pretas sobre o fundo verde, é bem provável que voce tenha hipermetropia.
Se não houver nenhuma destas alterações, então todas as letras serão vistas iguais sobre as diferentes cores. Há casos em que um dos olhos pode ser míope e o outro ter hipermetropia. Na dúvida, visite seu oftalmologista.

ATENÇÃO! Este teste NÃO elimina totalmente a possibilidade de um indivíduo ter um dos problemas, principalmente quando os graus são muito pequenos.

Degeneração Macular

AVALIAÇÃO DA MÁCULA (RETINA)
- Colocar os óculos para perto, caso use.
- Fechar o olho esquerdo com a palma da mão.
- Olhar na tela com o olho direito; fixar o olhar no ponto central. Verificar se as grades estão tortas, se tem mancha ou se falta uma parte da tela.
Repetir o teste tampando o olho direito e mantendo o esquerdo aberto.

Daltonismo

Os testes servem para provocar a curiosidade em se conhecer esta doença, sendo estes alguns dentre muitos outros testes específicos para se detectar a incapacidade de visualização de cores.